Publicado em: 11/08/2023
Normalmente, pensamos que as trajetórias de artistas musicais seguem um trajeto linear e caminho óbvio, como iniciar pelo interesse por estilos e gêneros, depois descobrir sua identidade sonora, para então, se viver de fato experiências externas e mergulhar nesse universo. Mas, nem sempre é assim. Daniel Oliveira, por exemplo, estava imerso neste mundo muito antes de pensar em se tornar DJ e produtor de Dance Music, já que sua história na música começou no audiovisual.
Com uma vivência como videomaker em festas, eventos e festivais do gênero, ele já vivia da cena há bastante tempo, o que foi essencial para que seu projeto musical nascesse e ainda de forma tão bem estruturada. Atualmente já se completa seis anos desde que Daniel deu vida ao alias Redu X, trazendo uma assinatura melódica e cheia de personalidade, ao mesclar diferentes nuances do Tech House, Melodic Techno, Deep House, Progressive e Indie Dance, com coesão e qualidade.
A bagagem e identidade refinada contribuíram para que em pouco tempo ele se destacasse, recebendo suportes de nomes como Erick Morillo, Öwnboss, Future Class e outros, dividindo cabines e line-up com Gabe, Gui Boratto, KVSH e mais, além de conquistar labels como Superlative Records (Rússia), Sirup Music / Muzica Records (Suécia), House Mag Records, Phouse Tracks, Cream Dance Records e Cool 7racks Records. Isso sem falar na sua presença nas pistas de dança, provocando experiências únicas em seus sets, e no seu trabalho frente à label inner.art.
E esses foram apenas os primeiros passos dessa trajetória, já que Daniel vem expandindo o seu currículo com conquistas de peso, trilhando seu caminho de maneira concisa. Depois de dar uma pausa nos lançamentos, ao se dedicar apenas no estúdio e em aprimorar suas habilidades como produtor, Redu X iniciou 2023 com potência máxima.
"Dar tempo ao tempo é essencial pra colocar a cabeça no lugar, escutar referências, buscar coisas novas, ou coisas "velhas" também. Controlar a ansiedade não é só benéfico para a saúde mas também para a arte! E em 2022 tentei fazer exatamente isso, dei mais atenção pros meus momentos no estúdio, resgatei projetos antigos, alinhei as colaborações com meus amigos produtores, procurei organizar os trabalhos para serem lançados com planejamento", conta o artista.
Começando o ano com o pé direito, seu primeiro release foi o aclamado remix de "Enjoy The Silence", original de Depeche Mode. Desenvolvida ao lado de Ashker e assinada pelo canal alemão Club Mood Vibes, a track rodou o mundo, com centenas de downloads, figurando no Top 1 do chart de Progressive House do Hypeddit e acumulando mais de 19 mil plays no SoundCloud.
Na sequência, o artista já engatou outras parcerias importantes como "Why We Always Turn It Hard", com Avidd, "Fall In", produzida junto a HAAS, e "Stay", colaboração com Vokker, sendo que esta última trouxe mais algumas conquistas que merecem destaque, como capa da playlist oficial da Deezer "Radar Eletrônico", inclusão pela mesma na "EDM para malhar" e alcance em três charts de Tech House na plataforma de vendas Traxsource.
Isso tudo apenas no primeiro semestre, mas se engana quem pensa que vai parar por aí. Redu X tem preparado novidades para os próximos meses:
"Minhas influências e objetivos sempre foram se moldando ao longo desses anos, e eu acredito que finalmente cheguei onde eu gostaria. Vocês vão escutar um Redu X um pouco diferente do habitual daqui pra frente. Claro que sem me abster de tudo que já absorvi e levo como bagagem, gosto de poder reciclar. Já soltei algumas "pistas" nas redes sociais, nas festas que toquei e também nos últimos podcasts, então não está difícil de prever qual será o percurso. Só desejo e espero que quem já me acompanha há algum tempo também abra espaço para apreciar este novo horizonte. Aos que estão chegando agora, é claro, que sejam bem vindos a trilhar esta nova assinatura comigo", conclui.