Publicado em: 11/08/2022

Há sete anos como produtor musical, Guterres já desbravou diversos elementos e linhas sonoras dentro da música eletrônica, até encontrar nos graves robustos e natureza simplista do Minimal, o verdadeiro significado de "menos é mais". O artista curitibano começou cedo e fez o caminho inverso ao que geralmente é visto no âmbito da música eletrônica, começando como produtor para só então ir para a discotecagem.

Hoje, Guterres é residente da label party e gravadora Kematiky, de Marco Castro, e uma característica que tem sido bem presente em suas produções e DJ sets são as ambiências espaciais. Os efeitos de ambiência são adicionados às criações musicais para ampliar a sensação de espaço. Junto deles, são usados também pans e outros efeitos de profundidade, para conferir um cenário tridimensional ao som. 

Como apreciador desses efeitos, Guterres tem boas técnicas para fazer produções com ambiências espaciais. Convidamos ele para compartilhar algumas delas conosco. Confira!


Características de ambiências espaciais


Bom, as características de ambiências espaciais são essas atmosferas que você consegue encontrar facilmente em filmes e séries do gênero Sci-Fi, um exemplo ótimo, é a série "Doctor Who", onde você entende claramente o que é essa tal de "ambiência espacial". No caso da série, são sintetizadores que a sonoridade se assemelha com sons de espaçonaves, disco voadores, que tem essa "tensão" e timbres que mexem com nosso desejo de entender o sobrenatural e o desconhecido.


Como construí-las


As ambiências tem como papel principal preencher lacunas na produção de forma discreta, então, a princípio busco colocar a ambiência mais em segundo plano, no background, para que deixe uma sensação "espacial", "hipnótica", onde o ouvinte se envolve sem que perceba. Como faço isso? Bom, eu ultimamente estou utilizando o plugin Diva para fazer minhas ambiências espaciais, nele busco um preset que gosto, que já tenha um timbre próximo do que desejo, arrumo os parâmetros de acordo com meu ouvido, abaixo o volume, pra dar essa sensação de "distante" (de segundo plano mesmo), e pra finalizar utilizo um reverb longo que deixo em wet em 100% e vou diminuindo até ficar contente com o som, claro, isso tudo na nota exata que está a track. 


Melhores plugins


Hoje em dia, eu estou utilizando bastante o plugin Diva e o Hive da U-he, que ao meu ver são muito intuitivos e fáceis de entender, além disso, tem pacotes de presets muito bons que me auxiliam a encontrar o timbre que desejo para determinada track. Mas, caso não tenha nenhum desses plugins, não se desespere, qualquer plugin dá para criar a ambiência que deseja, que nem dizem, o melhor plugin é aquele que você domina, aliás, um tempo atrás meu computador não suportava muitos plugins, e acabava travando toda vez que ia utilizar algum desses VST's mais "pesados" então, acabei criando minhas ambiências com presets NATIVOS do Ableton, e foi onde fiz meu EP "Coca-cola"; inteiramente com presets nativos, e eu realmente gostei muito do resultado, é aquela velha história: quem não tem cão, caça com gato. 


Dica de ouro


Normalmente a ambiência é um timbre que toma muito espaço na mix, então, a dica que dou é sempre ter cuidado na hora da equalizar, para que não conflite com outros timbres da track, até mesmo com outros synths ou leads que a track venha a ter. E outra dica que dou é, quando quiser colocar elementos espaciais em sua faixa e estiver sem ideias, vá correndo assistir algum filme ou seriado do gênero Sci-Fi, que tenho certeza que terá inúmeras ideias para suas produções. 


Exemplos de produções


Alguns exemplos de produções com ambiências espaciais: 


Meu EP Coca-Cola:







Meu Single "In The Box"




E meu Single "0035"





Acompanhe Guterres no Instagram. 

Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br