Publicado em: 18/10/2023

Em outro momento já falamos sobre os efeitos da música no cérebro humano e sua influência em nossas vidas. Hoje, falamos um pouco sobre a musicoterapia.

Sendo a música algo de tanta influência em nossas vidas, e que dentre as artes, a música é ao mesmo tempo abstrata e profundamente emocional. Há algo extremamente especial sobre ouvi-la que nos move.

Já que a música nos despertas boas vibrações, será que nós, aos amantes da cena eletrônica, não estamos praticando a musicoterapia? Afinal a cena eletrônica existe os gêneros principais e suas amplificações, divisões dentro do mesmo estilo conhecido como subgêneros. A variedade é extensa: 




O que é musicoterapia?

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. Além disso, busca facilitar a organização e a forma de se relacionar dos seus pacientes.

Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.

Além disso, existe a musicoterapia comunitária, ou social, que visa empoderar grupos e possibilitar o engajamento e organização necessários para que os indivíduos do grupo tenham plenas capacidades de enfrentar os desafios comuns da vida em sociedade. Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, “a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”.


Como funciona a musicoterapia?

É bastante difícil descrever o que acontece em uma sessão de musicoterapia, pois existem diversas abordagens de tratamento. Ele pode ser realizado com o paciente passivo, somente escutando o musicoterapeuta tocando, ou ativo, ou seja, participando e fazendo música com o terapeuta. Essas sessões de terapia são muito úteis para ajudar no desenvolvimento de habilidades comunicativas e de autoexpressão.

Também é possível que a musicoterapia seja utilizada em grupos, em que todos os membros tocam algum instrumento em conjunto e participam da execução de uma música. Segundo os estudos de caso, as sessões ajudam os pacientes a se soltarem mais e expressarem as próprias emoções com mais facilidade. 


Benefícios da Musicoterapia

Existem diversos benefícios que podem ser proporcionados pela musicoterapia. Listamos aqui os principais cientificamente comprovados: Doenças cardíacas, transtornos neurológicos, AVC, demência, amnésia, autismo.  


A origem da musicoterapia contemporânea

Não menos interessante que todas as especulações feitas por sociedades antigas, a história da musicoterapia moderna tem suas raízes em um local bastante curioso: os hospitais militares da segunda guerra mundial.

A música nunca deixou de gerar interesse em médicos, mas foi somente aplicada de forma sistematizada e estudada por conta do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A música era utilizada nesses hospitais para ajudar na recuperação de soldados que voltaram da guerra, sendo especialmente voltada para pacientes transtornos mentais e emocionais.

A musicoterapia não é uma técnica nova. Muito pelo contrário. Gerou por muito tempo fascinação e é somente a partir do século XX que investigações mais científicas puderam ser feitas a respeito do seu potencial terapêutico.

Além disso, hoje, mais do que em qualquer outro momento da história da humanidade, estamos em contato direto com a música. Ela se faz presente o tempo todo em nossas vidas.

Muitas vezes, não temos o tempo necessário para apreciá-la como deveríamos e ela acaba servindo como simples ruído de fundo. Entretanto, se enxergarmos o potencial terapêutico e as mudanças que ela pode proporcionar a nossa vida, talvez possamos levar uma vida saudável. Se não saudável, pelo menos mais sonoramente colorida. Entretanto, se enxergarmos o potencial terapêutico e as mudanças que ela pode proporcionar a nossa vida, talvez possamos levar uma vida saudável. Se não saudável, pelo menos mais sonoramente colorida.


Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br