Publicado em: 19/09/2023

Às vezes, ficamos submersos a um único estilo musical, e isso também vale para a cena eletrônica. Deixamos passar projetos, de conhecer muita gente talentosa e até mesmo que já vem produzindo.

O fato é: Existe muita gente fazendo a música acontecer, esse é o caso do núcleo HEISS, de Joinville/SC, que vem impulsionando a cena do House ao Techno, buscando contar histórias em vários formatos, através da música.

Todo e qualquer projeto existe um porquê. Tudo começou em 2018 quando surgiu a ideia de montar uma label, com objetivo de alavancar os Djs da região do norte catarinense que são artistas com grande potencial que ainda não foram devidamente explorados pelo mundo do entretenimento.

Mas só em 2019 que realmente foi tomando forma. Após alguns meses de pesquisa de nome, sem muito sucesso, chega-se ao veredito! Ao pegar uma xícara de café muito quente, na mão veio a exclamação que a vó da cofundadora Baia sempre dizia: “HEISS”.

“Heiss” em Alemão significa: “muito quente, feroz, alta temperatura, amargo, aquecido com grande intensidade; apaixonadamente emocionante, provocativamente perigoso”. Nada mais Techno e Underground que essa exclamação em mente, e assim fundou-se: a Heiss.

O mundo dá voltas, e nunca sabemos o dia seguinte. De repente, em 2020, todos se viram limitados pelo cenário da Pandemia, e com isso fez o foco da Heiss ganhar novos rumos. E foi então, o início de lives na cozinha da casa. Pois a música não pode parar! Hoje, a casa é aberta para os mais chegados, sempre com intuito de fazer algo intimista, presença de 100 pessoas por evento.

Para os fundadores da Heiss, o maior bem para eles, sempre será a música, pois ela conecta. Baia uma das fundadoras deixa claro que “Nós acolhemos todos os tipos de tribo dentro da cena musical.”

E por isso, a Heiss não se limita apenas a sonoridade do House e Techno, acreditam na música boa. Há infinitas possibilidades a serem exploradas, e que merecem ser ouvidas. Aliar-se à artistas que carregam o mesmo propósito, é essencial para criação de uma história ou até mesmo uma marca.

A música, sempre esteve presente na vida dos fundadores da Heiss, para eles referencias que merecem ser citadas: La Família, evento que aconteceu na Ilha do Mel/PR em 2013, do qual o Lucas Focks foi um dos organizadores.

Outra referência, é a CLUBBER, de Joinville/SC também. É uma grande referência da cidade, que antes mesmo de começarem, já faziam no formato indoor, limitado, e hoje é uma grande potência regional. Última edição ocorreu no Terraza em Florianópolis/SC.

Uma referência de evento de SP é a Vampire House, que é uma festa que acontece em galpões de fábricas antigas da região central paulista, com um público que vai todo caracterizado como os antigos clubbers dos anos 90. É um role diferenciado, com som bem pesado e performático. Mas a maior referência é internacional, com a Boiler Room, percursor no formato de expor o som do artista para um público menor, focando na música e na performance do Dj.

Destes anos de histórias, e experiencias até o momento, os cofundadores: Baia e Lucas Focks, que além de Dj é produtor, contam com time de residentes talentosos.

Hoje, fazem parte juntamente com os cofundadores: Alberto Neném, que de longa data é amigo e velho companheiro de eventos do Lucas pelo La Familia. Seguindo, tem a Brisa que é a joia rara, manda muito. Contam ainda com o Pedroka, um dos maiores influenciadores, que não mediu esforços para não desanimarem durante a Pandemia. A Kades, esposa do Neném, que vem resgatando suas performances atrás dos decks.

E ainda, contam com Lucas Schmidt que iniciou na HEISS neste 2023, e o mais novo e recém-chegado Jeison Torres, produtor também. Já foi residente do La Família e HTBC, mas reside em Curitiba/PR. E por fim a Zibetti, como nova estrela do role, como uma das performances voltadas para o INDIE DANCE e ELETRO DANCE. É uma farofa sonora gostosa que fecha o line da casa, e sendo farofa, que está dando certo, Baia afirma que: “É um desafio de todo evento, sempre garantir um bom role a todos e manter a casa cheia até o fim.” Mas o que seria o sucesso, sem ter bons desafios! Heiss, está no caminho certo, e que venham muitos anos de música.

Heiss vem criando sua história! E diante disso, já participaram de eventos/Worshop para falar da cena. Em recente participação foram convidados para representar a cidade de Joinville na YES – Yellow Eletronic Summit, que ocorreu em agosto/2023, onde o cofundador Lucas Focks esteve como porta-voz, no painel que abordou a temática dos núcleos e festas independentes.

Dito isso, e agora conhecendo um pouco sobre esse núcleo intenso, feroz e muito quente, como o próprio nome já diz, divulgamos que no próximo sábado dia 23/09, irá acontecer mais um evento na cozinha mais quente da ‘city’.

O line está composto: Pelos residentes Lucas Focks e Jeison Torres, além de duas estreias, nomes de peso e muito talento!

Norman Division: ND, D.Edge Records, é o novo projeto de electro a surgir das sombras de um novo sonho por explorar novos tipos de sons, criado por James Rodrigo, suas produções estão sempre em busca de algo fora da curva, mantendo a originalidade e autenticidade do projeto que promete escrever capítulos inéditos.

Tarter: Quem imaginaria, mesmo em seus melhores sonhos, algum dia cativar e obter o reconhecimento de um artista tão célebre como Richie Hawtin? Tarter alcançou. Em 2015, recebeu suporte massivo para sua faixa "Hits and Misses", o que se repetiu muitas vezes em outras oportunidades.

Hoje, com quase 10 anos de carreira, ele pode se orgulhar também de outro feito: como um aficionado por tecnologia, foi o grande responsável por trazer o primeiro MODEL 1 da PLAYdifferently ao Brasil. Com o equipamento em mãos, Tarter sentiu a necessidade de reformular seu "hybrid live" e passou a explorar todas as possibilidades criativas oferecidas com o novo setup, tornando-se uma grande referência da cena Techno brasileira.

Os esforços resultaram numa identidade sonora bem lapidada e o fizeram entrar para o time de residentes do D-EDGE e da agência D AGENCY no ano de 2016, somando aclamadas apresentações em grandes clubes como Warung Beach Club, Club Vibe e no Tribaltech Festival. Como produtor, lançou pela Patent Skillz, Mini Hard, Prisma Techno e desde 2017 está à frente da Urban Soul, sua gravadora que já lançou nomes de peso.

Com seu propósito de sempre ir além e fazer mais pela cena, ele comanda atualmente um projeto de mentoria online que auxilia no desenvolvimento artístico de diversos DJs e produtores brasileiros. Impulsionado pelo amor — tanto à música quanto à sua noiva Nicole (que já se apresentou no Surreal Park na última edição da HEISS) — o casal idealizou ainda a Createch Records, gravadora que tem a criatividade e a tecnologia como base, visando dar espaço aos alunos da mentoria.

Tudo isso, é apenas uma pequena parte dessa marca que vem se consolidando, criando conexões, e vem caminhando rumo aos 5 anos, merecendo destaque!


Sucesso Heiss! 

 





Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br