Publicado em: 10/05/2023

Para um bom artista, qualquer vivência é referência. Saber explorar a criatividade além do óbvio e treinar o olhar para transformar experiências cotidianas em fragmentos de arte é o que te deixa mais perto de criações autênticas e interessantes, e Beranger inegavelmente carrega essas características em sua identidade sonora.

O DJ e produtor carioca se apoia em vertentes como Minimal House e Deep-Tech, com influências de Electro e Breakbeat, para apresentar músicas sempre elegantes, com um toque descontraído que ferve a pista na medida certa. Essa combinação vemos de forma clara e envolvente em seu novo lançamento pela Tropical Beats, que também exibe a riqueza de referências do artista ao trazer o sample de um clássico filme da década de 70.

"Droppin' the Acid" integra o 3º volume do VA Tropical Treasures da label do duo Flow & Zeo e nessa pegada do Minimal com influências do Deep-Tech, apresenta uma ambiência profunda e elegante através de pads, synths e uma percussão minimalista. A cereja do bolo, no entanto, fica por conta dos vocais, retirados por Beranger do filme ''Cheech & Chong - Up in Smoking'', uma produção divertida que marcou muito sua adolescência. 

"Essa é uma faixa que possui timbres sérios e também dançantes. Eu já tinha montado toda sua estrutura e estava quase finalizando o arranjo quando senti que faltava algo, um vocal. Foi aí que lembrei de "Up in Smoking" e comecei a ver trechos do filme pra achar algo que se encaixasse bem, ainda numa pegada séria porém também divertida. Durante o processo bateu aquela nostalgia de minha adolescência, foi super divertido", conta o artista sobre o processo criativo da track. 

Quando questionado sobre a busca por essas referências, o produtor compartilha que sempre que se depara com algo interessante que pode servir de sample ou inspiração no futuro, anota tudo no celular para revisitar em caso precise de ideias. No entanto, grande parte das vezes esse processo acaba sendo muito mais espontâneo e natural.

"Eu gosto de iniciar a track e depois a ir direcionando de acordo com as ideias. Em vocais, na verdade isso nem é tão comum porque muitas das minhas músicas são mais instrumentais, porém gosto de ter sempre alguma alternativa ou carta na manga quando estou no processo criativo da música. Quando produzi a faixa  ''Verão da Lata Rio'' com o Tangerina, por exemplo, a gente estava testando um outro vocal, que no final das contas não curtimos muito. Tive aí então a ideia de usarmos algo meio documental, e na hora mesmo me veio de assistir alguns trechos do documentário do verão de 87 e aí em seguida já sampleei algumas frases do documentário que conta sobre as latas nas praias do litoral brasileiro. Foi um insight que tive na hora quando estávamos no estúdio e o resultado ficou bem legal", explica. 


Seguindo as palavras do próprio artista, "Droppin' the Acid" é uma track dançante e perfeita para um warm-up classudo – não poderíamos estar mais de acordo. Ouça na íntegra aqui:



O VA Tropical Treasures, da Tropical Beats, também já está disponível nas plataformas. 


Beranger está no Instagram.


Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br