Publicado em: 25/05/2022

Entre os novos produtores de música eletrônica brasileiros está FELPASZ. Desde sua infância, o DJ e produtor natural de São Luís do Maranhão pôde se beneficiar de influências da arte em vários lugares. Morou nos Estados Unidos por alguns anos. Em seguida, de certo modo, teve uma vida quase nomádica, pois tomou como lar cidades como Rio de Janeiro, Vitória, Ribeirão Preto e São Paulo, onde hoje se encontra de maneira mais permanente. 

Seu envolvimento com a música completa 18 anos. Rock, música eletrônica, música clássica e jazz foram alguns gêneros musicais com os quais ele se envolveu em um processo que integrou trabalhos com produção musical, composição, como professor de música e arranjador. Isso tudo foi antes de tornar-se FELPASZ, acolhendo de vez a dance music e almejando desenvolvimento nas labels e pistas do nosso Brasil.

Sensível a todas as suas experiências nas viagens, nos clubs e nos festivais, seu relacionamento com a música eletrônica começou, naturalmente, como frequentador, esbaldando-se nos sons de nomes como Infected Mushroom e de festivais como Tomorrowland. Agora sob esta nova perspectiva, de cima dos palcos e amante declarado da House Music, ele pode compilar algumas de suas referências. Por isto, criou para nós uma playlist com 20 faixas, falando um pouco de cada track adicionada:




Swedish House Mafie - Don't You Worry Child

Track marcante que conseguiu acertar todos os aspectos importantes na produção musical para mim: letra, melodia, batida, além de ter a rara habilidade de pintar uma cena maravilhosa na mente. Caminho mais curto para um levante no dia!

Vintage Culture - You Give Me A Feeling

Não poderia deixar de incluir uma track do nosso tesouro nacional, e do meu xará favorito. A linha de baixo desta track me visita constantemente e não imagino uma festa sem escutar essa!

Diplo - On My Mind

Pode ser culpa do meu Déficit de Atenção ou a música ser realmente muito boa, mas a track roda aqui na minha cabeça constantemente. Dá o play aí assim fica na sua cabeça também!

Lost Frequencies - Where Are You Now

Outra track grudenta que tive o prazer de descobrir muito por acaso, ao ver os shows do Tomorrowland mais recente no youtube. Fiquei com essa música 3 dias seguidos na cabeça e não achei ruim.

Daft Punk - Around the World

Não lembro a primeira vez que ouvi esse clássico, só sei que volta e meia vem pra se hospedar de graça na cabeça com sua letra repetitiva e linha de baixo sensacional. Dou o play alto aqui para irritar familiares e vizinhos. Às vezes dançam, ás vezes me xingam.

Steff da Campo - Hot in Here (REMIX)

Tem 20 anos que o rapper Nelly lançou esse hit. Tocava sem parar nas rádios na época e topei com esse remix quando estava construindo alguns set. Recomendo fortemente o play.

LSD - Genius

Minha track favorita do projeto sensacional de Labirinth, Sia e Diplo (daí que vem o nome... será?). Um projeto diferente, sem medo de experimentar.

Major Lazer - Lean On

Quando saiu esse sucesso de moombahton, eu e meus amigos dávamos o play e jamais imaginávamos o hit que seria, tocou sem parar naquele verão. Track consegue fazer o mais travado dar uma dançadinha. Poderoso.

Stromae - Papaoutai

Dificilmente uma música em francês é hit mundial e dificilmente é dance/eletrônica mas Stromae conseguiu mais uma vez, após Alors on danse. O clipe é uma brisa também, recomendo assistir.

Zedd - Clarity

Essa track para mim consegue ser dançante, emocional e "fofo", no bom sentido da palavra, e forte ao mesmo tempo. Faz um contraponto interessante com a crítica comum de que a música eletrônica ou pop é muito música do "momento" ou música de "descarte".

Avicii - Levels

Um dos meus melhores amigos me encheu o saco para escutar essa track e depois me arrastou no show do Avicii que teve um tempo atrás em SP, obrigado pela insistência, valeu a pena, mermão!

The Egg - Walking Away

Aqui eu queria colocar o mashup desta track com o Love Don't let Me Go, do David Guetta, mas não achei no spotify. Rodei muito essa música na época, clássico!

Calvin Harris - This is What You Came For

Já escutei algumas críticas do Harris dizendo ser muito pop, muito house, muito mistureba (como o disco dele de 2017 de Funk Wav Bounces Vol. 1). Acho o brother um verdadeiro gênio, e você não vai me escutar falando isso de muitos colegas músicos.

Tiesto - The Business

Clássico instantâneo recente desse mestre do mundo de eletrônica. Faz o lance de vocal grave funcionar muito bem.

Christoph, Franky Wah - The World You See

Dificilmente um prog house me dá uma sensação de voar e flutuar, essa track entrega. Pra mim, um clássico instantâneo também!

Eric  Prydz - Call On Me

Track ótima que na verdade é um remix de um clássico dos anos 80 que é muito bom também. Não sei se o clipe seria feito hoje em dia, mas é o que é rs.

deadmau5 - Strobe

Produção genial do querido rato. E não é só eu que acho: tão impactante, tem o próprio subreddit (sub forum do site reddit.com) rs: https://www.reddit.com/r/strobecirclejerk/

The Prodigy - Out of Space

Gostaria de ter colocado o remix de Skazi, mas aparentemente não tem no spotify. Misturando reggae com batidão psy trance, tocou absurdamente muito quando psy estava explodindo no Brasil, principalmente no Maranhão.

Infected Mushroom - Muse Breaks RMX

Minha produção favorita do Infected, tantos anos depois ainda me soa moderno e marcante. Bons tempos!

Shpongle - Divine Moments of Truth

Aqui entramos na eletrônica altamente experimental. Trilha perfeita para estados alterados de consciência. Grupo super competente, acho que não é muito conhecido aqui no Brasil

Steve Reich - Music for 18 musicians: Pulse - TRACK BONUS

Não é música eletrônica, mas Steve Reich sempre explorou novos caminhos na música. Muito importante, consigo dividir minha vida musical em antes de escutar esta obra prima e depois. Super meditativo e profundo, você consegue realmente sentir o pulso bio eletrônico da música e do seu corpo

ELP - Tarkus - TRACK BONUS

Ao lado de Pink Floyd, estes ícones do Rock Progressivo foram os progenitores da música guiada por sintetizadores. Exploraram muito sons e ritmos diferentes. Provavelmente não é para todos mas o épico de quase 20 minutos tem um lugar dedicado para amantes do rock e da música eletrônica.

Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br