Publicado em: 02/01/2023

De acordos com os estudos feitos pela Pirate, o ChatGPT é a ferramenta de IA mais usada entre os músicos, com 30% dos artistas utilizando IA para composições e criação de musicais.

Em uma nova pesquisa, também foram questionados 1000 músicos sobre suas principais ferramentas de IA para produção musical.

O ChatGPT da OpenAI liderou a lista, cum um participante explicando que utiliza a ferramenta para gerar letras melódicas, rimas e variações que se encaixam perfeitamente na melodia.

Outra pessoa explicou que o ChatGPT também é útil para soluções técnicas, adicionando: "Usei o ChatGPT para ajudar a criar configurações específicas de plugins, replicando sons e instrumentos de músicas existentes".

Outras ferramentas de IA incluem o OZONE11 em segundo lugar por ser o melhor para masterizar músicas, em terceiro lugar o LALAL.AI por ser o melhor para separar faixas para remixar e amostrar, e em quarto lugar o BandLab SongStarter por ser o melhor para inspiração, apoio a iniciantes, bloqueio criativo de escritores.

Esse estudo afirma ter observando uma mudança revolucionária no uso da Inteligência Artificial pela indústria musical, com 25% dos caos de estudo já IA em seu trabalho de estúdio, sendo que 72% deles tratam uma experiência positiva com ferramentas de IA.

A Pirate perguntou onde os músicos encontraram a IA mais útil nas etapas de criação musical, e 30% dos músicos acharam a IA útil durante a composição e escrita de músicas, 21% a usaram para pesquisas e inspirações, 12% para criação de batidas e ritmo, e 10% para masterização de faixas.


Confira os dados abaixo sobre como os músicos utilizam IA:






Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br