Publicado em: 02/01/2023

O Youtube lançou uma nova funcionalidade experimental de IA chamada de Dream Track. A nova plataformas, alimentada por um novo modelo chmado Lyria, permite que determinados usuários criem peças musicais usando clones de voz de artistas famosos gerador por IA. 

A faixa é a criada por meio de prompts baseados em texto semelhantes aos vistos na plataforma Stability Audio e no Dall-E da Open AI, e os trechos musicais não terão mais de 30 segundos. Os usuários podem digitar o estilo musical e o tema das letras, além de selecionar o artista que gostariam de cantar, uma lista que incluiu John Legend, Charlie Puth, Sia, Charli XCX, Demoi Legato, T-Pain e entre muitos outros.

A empresa mãe do Google, Youtube., também afirmou ter lançado uma nova tecnologia de marca d'água chamada de SynthID que rastreará todas as saídas do Dream Track, garantindo que não sejam usadas em outros lugares.

O Dream Track é apenas a primeira plataforma de uma série de novos produtos de Inteligência Artificial a caminho do Youtube. Ainda falando sobre esses produtos em um comunicado compartilhado pela chefe global de música do Youtube, Lyor Cohen, chefe global de música do Youtube, e Toni Reid, VP de experiências emergentes e comunidade, disseram:


"Em conjunto, esses experimentos exploram o potencial de recursos de IA para ajudar artistas e criadores a ampliarem suas imaginações e aprimorarem seus processos criativos. E, por sua vez, os fãs poderão se conectar com os criativos que amam de novas maneiras, aproximando-os por meio de ferramentas e experiências interativas. Tudo isso nos ajudará a iterar e aprimorar a tecnologia, informando aplicações para o futuro."


A IA continua sendo um tema ´polêmico na indústria da música, com pesquisas conflitantes destacando a divisão entre os criadores de música sobre como adotar a tecnologia em seu processo criativo.


Próximos eventos

Siga-nos
no Instagram

@aboutdjs.br